COMO ELES SABERÃO?

por Tony Alamo

Tudo que é de Deus vem até nós por intermédio de JESUS. A justiça de Deus não é um dom a ser desenvolvido num primeiro momento nem praticado lentamente. Não é uma virtude nem um mérito trabalhado de forma tediosa até ser adquirido, como no caso dos fisiculturistas, que treinam para desenvolver o corpo, ou conquistado estudando rituais que as religiões tentam incorporar.

JESUS é uma pessoa real que está vivendo e amando. Um homem de verdade.1 ELE é CRISTO, nosso irmão, nosso Salvador, a cabeça viva de um corpo do qual somos os membros.2 ELE moldou tudo para nós e aguarda para nos dar tudo no momento em que O aceitarmos.3 Não é questão de fazermos o bem com nossas próprias forças, mas sim de confiarmos em um redentor que não apenas assume toda a tarefa por nós, mas também nos dá um presente gratuito de justiça no momento em que O aceitamos.4

CRISTO é a resposta para o mundo. ELE é a solução para o mundo, a esperança do mundo, o redentor do mundo.5

A única profissão, o único ofício dos apóstolos era o de ministrar CRISTO aos homens e às mulheres, contando a eles sobre JESUS e trazendo-os para se encontrarem com ELE, que é “o Desejado de Todas as Nações” e a solução para todas as falhas dos homens.6 Tudo isso sem a lei (muito embora a lei deva ser observada, inclusive a das Beatitudes 7) e pela gratuita graça de DEUS pela obediência. “Porque o fim da lei é CRISTO [o fim da condenação da lei se não pecarmos mais, se ganharmos almas] para justiça de todo aquele que crê” (Romanos 10:4).

Quando recebemos a JESUS, deixamos o estado de condenação do terror da lei. Recebemos a salvação pela fé com uma justiça acima do que qualquer homem jamais poderia obter por causa de CRISTO em nós, dando-nos o poder de não pecar mais, que é o dom gratuito de SUA graça. SEU mérito se torna o nosso mérito, e nós ficamos diante de DEUS em um lugar tão bom quanto se jamais tivéssemos pecado, em um lugar tão bom quanto se tivéssemos feito tudo o que ELE fez e tivéssemos obedecido a todos os mandamentos aos quais ELE obedeceu. E isso não é tudo. Recebemos o SENHOR em nosso coração como uma presença viva e um poder eficaz, uma capacitação divina. Unidos a ELE, podemos reviver a vida que ELE viveu e sermos justos como ELE foi neste mundo (João 14:12).

Essa salvação tão completa, tão suficiente, de alcance tão longo, tão gratuita, nos basta para incendiar o coração dos anjos e nos tornar seres humanos que a sentiram queimar no desejo de repassá-la a todas as pessoas do mundo. Como é triste saber que este mundo, que está perdido, pode continuar por mais um minuto sem essa salvação. Cabe a nós decidir! Essa justiça é acessível e está disponível a todas as pessoas. E não está longe, mas sim bem perto. Não está tão distante nos céus que os pecadores precisem, mediante muita dor, escalar às alturas da virtude e da conquista para poderem obtê-la. Ela se estende para baixo, ao nível daqueles que estão mais distantes, os mais perdidos e desamparados dos homens. Seus termos são simples como a linguagem que usamos, o mais simples que o amor pode oferecer. Estes são os termos: “[…] todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo” (Atos 2:21). Não há nada tão fácil quanto clamar, emitir um brado de necessidade e saber que o amor e a graça do SENHOR irão responder instantaneamente. Isso não se restringe a nenhuma etnia nem classe: “Porquanto não há diferença […] porque um mesmo é o SENHOR de todos, rico para com todos os que O invocam” (Romanos 10:12).

Não estamos falando apenas do judeu moralista nem do grego culto ou filósofo, mas sim das pessoas comuns, os pecadores, ou de quem O aceitar.8 Usa-se uma linda figura de linguagem para expressar a acessibilidade: “Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? isto é, [quem irá] trazer do alto a CRISTO; ou: Quem descerá ao abismo? isto é, [quem irá] tornar a trazer dentre os mortos a CRISTO. Mas que diz? A PALAVRA está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a PALAVRA da fé, que pregamos. A saber: Se com a tua boca confessares ao SENHOR Jesus, e em teu coração creres que DEUS o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Romanos 10:6-9).

As pessoas não precisam alcançar um nível elevado de experiência para conhecerem a DEUS, para se tornarem justas, como pregam algumas seitas. Não precisamos nos punir nem passar por nenhum tipo de humilhação para nos tornarmos dignos da misericórdia de DEUS. Qualquer coisa do gênero que se diga é bobagem, não está nas escrituras. Precisamos nos arrepender agora mesmo. Precisarmos ter fé. Você pode encontrar JESUS agora mesmo, onde quer que você esteja. Nós, que estamos no ministério há muitos anos, sabemos, mas as pessoas nas ruas não sabem. É preciso que alguém lhes diga. Toda a humanidade está arruinada.

Às vezes, a voz de DEUS se manifesta no coração humano quando há uma necessidade, e a reação ao evangelho desperta a pessoa. Êxodo 20 nos conta do temor de DEUS e SUA misericórdia para com todas as pessoas por intermédio de JESUS CRISTO (Êxodo 20:18-20). Sabemos que a PALAVRA de Deus é JESUS.9 JESUS proferiu os Dez Mandamentos. Toda a nação de Israel (três milhões de homens, sem contar mulheres e crianças) ouviu a voz de DEUS no Monte Sinai.10 Ela veio em tão alto volume, que encheu o ouvido de todos e fez a terra tremer. Algo maravilhoso e assustador. A lei que fora proclamada se chama lei antiga, mas é a mesma até os dias de hoje, e ainda mais severa nas leis do Novo Testamento pelas Beatitudes.11

É verdade que a lei não pode salvar ninguém (Gálatas 2:16), entretanto ela condena tanto hoje quanto o fazia antigamente. DEUS disse a Moisés que ninguém O serviria se não O temesse.12 Bom é temer a DEUS; é nossa sabedoria.13 É a misericórdia de DEUS que O temamos e temamos infringir a lei. JESUS disse: “Não cuideis que vim destruir a lei nem os profetas: Não vim ab-rogar [destruir], mas cumprir” (Mateus 5:17, Lucas 16:16-17). JESUS não veio para destruir a lei; ela sempre existirá. O céu e a terra sucumbirão, mas a lei, jamais. “O céu e a terra passarão, mas as MINHAS PALAVRAS não hão de passar” (Mateus 24:35).14

Era no altar de terra que os hebreus deveriam se encontrar com DEUS para obterem o perdão por seus pecados, de forma que pudessem se livrar do causticante julgamento que eles viram (vindo do alto do Monte Sinai e que representava o julgamento de DEUS); mas o altar de terra representava a cruz do calvário e o plano de salvação por meio do sangue de JESUS CRISTO.15 E ali deveriam fazer seus sacrifícios até sangrarem e morrerem, da mesma forma como faria CRISTO, a fim de encontrarem a expiação de seus pecados que a lei muito cruelmente condenava.

O altar deveria ser feito de terra, que era o material mais comum, mais barato, disponível a todos (Êxodo 20:24). Em segundo lugar, se LHE fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas, pois DEUS disse: “se sobre ele levantares o teu buril [a tua ferramenta], profaná-lo-ás” (Êxodo 20:25). Este é um trecho simbólico, mesclando a doutrina do homem com o evangelho (heresia com a verdade). Nenhuma obra do homem poderá se mesclar à graça gratuita que vem de DEUS somente por intermédio de CRISTO, nos salvando a todos.16

Não deveria haver degraus no caminho para o altar (Êxodo 20:26). Não é preciso haver degraus para elevar um pecador a um nível em que DEUS possa se encontrar com ele. É claro, nós subimos rapidamente para encontrá-Lo por meio da oração, mas ainda assim DEUS nos recebe do jeito que somos sempre que clamamos por ELE com sinceridade. DEUS se curva ao ponto mais baixo onde estão os pecadores quando se arrependem. DEUS brada: “Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei […] sem dinheiro e sem preço” (Isaías 55:1).

Outra linda visão da proximidade da misericórdia e da graça de DEUS para com os pecadores desamparados encontra-se em Levítico 14. Trata-se do testemunho do pobre leproso, fora do arraial, privado do relacionamento com seus irmãos por causa da impureza de sua lepra. Porém, com infinita bondade e misericórdia, DEUS é representado indo ao seu encontro, ao encontro do pecador: “E o sacerdote sairá fora do arraial” (Levítico 14:3). DEUS se encontra com ele onde ele está prostrado, em sua separação e penúria, e dá a ele tudo de que ele precisa para o seu retorno e seu futuro caminho.

DEUS demonstra SUA misericórdia de formas muito diferentes. Comigo foi de uma maneira; com o Apóstolo Paulo foi de outra, conforme documentado no livro de Atos. Outra forma bastante incomum da qual ouvi falar foi o que aconteceu com um chinês. Perguntaram-lhe por que ele havia abandonado Confúcio e Buda e aceitado a JESUS CRISTO. Ele disse: “Desci ao fundo de um poço, no qual havia caído devido à minha insensatez e aos meus pecados. Estava afundando na lama e pedindo ajuda em vão. Subitamente, uma sombra adentrou o poço. Olhei para o alto e vi Confúcio. Implorei a ele que me estendesse a mão e me tirasse dali, mas ele passou a me instruir calmamente sobre seus princípios, sua versão da forma correta de viver, e me disse que se eu houvesse tão somente ouvido seus ensinamentos, não teria caído no poço. Ele disse que seria inútil gritar: ‘Ajudem-me, ajudem-me agora!’ ‘Seus bons conselhos serão úteis depois que eu sair, mas inúteis até que alguém me tire deste poço de morte.’ E ele se foi, e eu sabia que Confúcio não poderia me salvar.

Mais tarde, outra sombra adentrou a abertura do poço. Olhei para cima e vi Buda. Com os delírios do desespero, bradei para que ele me salvasse, mas Buda cruzou os braços e olhou para mim serenamente. ‘Meu filho’, disse ele, ‘fique em silêncio, seja paciente, fique calmo. Não se preocupe com seus problemas, mas ignore-os. O segredo da felicidade é morrer para o ego e para as coisas que o cercam, retirar-se para o seu interior tranquilo e concentrar-se no seu coração. Aí você encontrará o Nirvana, o descanso eterno, e esse é o destino de toda a existência’. Enquanto ele se virava para partir, gritei novamente: ‘Pai, se o senhor somente me retirar deste poço eu farei tudo o que me disser, mas como posso ficar tranquilo e satisfeito estando afundado nesta lama terrível?’ Ele acenou bondosamente e disse: ‘Meu filho, fique tranquilo’, e se foi. Percebi, então, que Buda não poderia me salvar.

Àquela altura, eu estava a ponto de desistir quando uma terceira sombra se colocou em meu campo de visão. Olhei para cima e vi um homem como eu, com um semblante de bondade e afeto. Marcas de sangue ressecado podiam ser vistas sobre SUAS sobrancelhas. ELE falou comigo e me disse: ‘MEU filho, EU vim para salvá-lo. Você ME permite?’ Bradei com todo meu desespero: ‘Venha, meu SENHOR, ajude-me! Estou morrendo!’ Instantaneamente, ELE entrou no poço, estendeu as mãos para mim e me envolveu em SEUS braços. ELE me ergueu, me colocou sobre a borda do poço e tirou minhas roupas rasgadas e molhadas. ELE me lavou, me vestiu com roupas novas e em seguida disse: ‘EU vim para salvá-lo de seu sofrimento, e agora, se você ME seguir, EU jamais o deixarei. Serei seu amigo e seu guia sempre, e impedirei que você caia novamente’. SEU nome era JESUS. Caí a SEUS pés e LHE disse: ‘SENHOR, hei de segui-LO’”. E disse o chinês: “Por isso me tornei um cristão”.

É o mesmo JESUS que me resgatou, resgatou a vocês e a centenas de milhões de outras pessoas de um lago horrível, de um charco de lodo, pôs os nossos pés sobre uma rocha e firmou os nossos passos (Salmos 40:2). ELE deseja fazer a mesma coisa por todas as pessoas perdidas e sem esperança da nossa humanidade decadente. É muito triste, desnecessário e pecaminoso que a maioria das pessoas que professam o cristianismo permita que outras pessoas morram, pereçam, sem jamais conhecê-LO. Como poderíamos nós, cristãos, sermos tão cruéis quanto Confúcio e Buda e indiferentes em relação a JESUS, que sempre “busca e salva os que estão perdidos”? (Lucas 19:10). Este é o glorioso evangelho que DEUS entregou a este mundo totalmente perdido. É nossa responsabilidade levar o evangelho ao mundo.17

Existem três aspectos que devem ser observados na lista de nossas responsabilidades. São eles: (1) “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram?” (Romanos 10:14). Crer é responsabilidade de todo pecador. DEUS convoca a todos os pecadores e perdidos a crerem no SENHOR JESUS CRISTO, a bradarem por ELE como seu SALVADOR e SENHOR. Se as pessoas se recusam a aceitá-Lo, a responsabilidade pela perda da própria alma é delas mesmas. Elas tiveram a chance e fizeram sua escolha. DEUS não pode salvar pessoas sem que elas creiam nELE. Naturalmente, deve haver confiança e consentimento. Deve haver uma resposta da vontade humana e do coração humano ao chamado de DEUS. A salvação não é um processo mecânico, e sim uma escolha. Todo esforço humano deve cooperar com DEUS. “Quem crê nELE não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito FILHO de DEUS” (João 3:18).

Os homens merecem se perder para sempre caso se recusem a aceitar o SALVADOR que lhes é oferecido.18 Essa é a questão primordial que decide o destino de todo ser humano. As pessoas vão se destruir eternamente pelo maior de todos os pecados, que é a rejeição a JESUS CRISTO. Essa é a questão do FILHO de DEUS. Por isso, DEUS quer que a mensagem da salvação seja oferecida a toda a humanidade. A partir de então, a responsabilidade repousa sobre eles. “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado (Marcos 16:15-16).

(2) A segunda responsabilidade é a ação humana. “E como crerão nAQUELE de quem não ouviram?” (Romanos 10:14). Eles ouvirão por meio de um mensageiro. DEUS ordenou a ação humana como meio de difusão do evangelho para a humanidade. ELE poderia ter proclamado o evangelho com Sua própria voz imponente, ou manter-Se no céu com os punhos fechados balançando-os para nós aqui na Terra. Tenho certeza de que se ELE tivesse feito isso todos teríamos nos prostrado, como faremos quando CRISTO voltar à Terra, muito em breve, em SUA ira.19 ELE poderia ter enviado legiões de anjos para proclamar o evangelho entre as nações, mas não! ELE optou por nos dar o privilégio e a honra de participar com ELE de SUA obra gloriosa. “De sorte que somos embaixadores da parte de CRISTO, como se DEUS por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de CRISTO, que vos reconcilieis com DEUS” (2 Coríntios 5:20). Portanto, a primeira palavra de CRISTO aos SEUS discípulos é “IDE” – o chamado das vozes celestes é: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?” (Isaías 6:8). ELE está aguardando pelos voluntários, e ELE somente enviará voluntários. Essa missão é dever de todos nós que não tivermos um bom motivo para ficar em casa.20

Será que temos ouvido o Seu chamado? Temos ponderado a respeito de nossa responsabilidade? Temos aguardado as ordens de marchar adiante? Estamos onde DEUS quer que estejamos nessa guerra por almas humanas? Jovens, mães, pais, estudantes e pessoas de toda origem que estiverem nas encruzilhadas da vida – ouçam hoje quando ELE novamente convocar, dizendo: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?” (Isaías 6:8). Espero que diversas pessoas possam responder ainda hoje: “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaías 6:8).

(3) O último elo na corrente da responsabilidade traz a responsabilidade para cada um de nós. “E como pregarão, se não forem enviados?” (Romanos 10:15). Enviar é algo que todos nós podemos fazer. Certamente é uma das metas de DEUS enviar mensageiros, e as palavras “pregador” e “missionário” significam simplesmente “enviado.” Os doze apóstolos eram doze missionários, e todo missionário será enviado pelo ESPÍRITO SANTO. Se você está cheio do ESPÍRITO SANTO, você irá.

Logo depois que fui salvo e Susan estava me ensinando a Palavra de DEUS, senti que era um desperdício somente os meus ouvidos ouvirem as lindas palavras de DEUS, então perguntei a ela se eu poderia trazer outras pessoas para ouvirem seus ensinamentos, saberem como ela havia sido salva e ouvir como eu também fiquei conhecendo ao SENHOR. Depois, aquilo também já não bastava. Obtivemos livretos cristãos da Free Tract Society, em Los Angeles, e assim que o sol nascia ou que o dia raiava eu já estava nas ruas distribuindo o material. Enquanto as pessoas ainda dormiam, eu estava colocando panfletos nos carros, nas portas, nas cestas de supermercados, nas estantes de lojas, nos corredores, debaixo da porta dos apartamentos, hotéis, residências (somente as indicadas pelo ESPÍRITO SANTO). Mais tarde, eu já nem esperava mais o sol nascer; começava, com todo o afinco, quando o céu mostrava o primeiro raio de luz. Nós, Sue e eu, distribuíamos os livretos no Hollywood Boulevard e na Sunset Strip mesmo quando havia manifestações violentas. Desnecessário é dizer que Satanás não gostava nada daquilo. Então, é claro, as campanhas para manchar nosso nome começaram, e apenas se intensificaram com o passar dos anos.

É nosso dever ganhar almas, treiná-las, e então enviá-las para as ruas para, da mesma forma, levar outras ao SENHOR. No livro de Atos, DEUS começou SUA grande obra com as missões modernas. Antes de fazer isso, ELE ordenou à igreja da Antioquia que selecionasse seus dois melhores líderes como missionários estrangeiros, e acrescentou com distinção: “E assim estes, enviados pelo ESPÍRITO SANTO, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre” (Atos 13:4). Quem determina primeiro quem será enviado? O ESPÍRITO SANTO, e em seguida aqueles a quem o ESPÍRITO SANTO se dirigir diretamente.

Peça a JESUS CRISTO que entre em seu coração agora fazendo esta oração:

Prayer

Meu Senhor e meu Deus, tem misericórdia de minha alma pecadora.1 Creio que Jesus Cristo é o Filho do Deus vivo.2 Creio que Ele morreu na cruz e derramou o Seu precioso sangue pelo perdão de todos os meus pecados cometidos.3 Creio que Deus ressuscitou Jesus dentre os mortos pelo poder do Espírito Santo4 e que Ele está sentado à destra de Deus neste momento, ouvindo a minha confissão de pecados e esta oração.5 Abro a porta de meu coração e Te convido a entrar, Senhor Jesus.6 Lava todos os meus pecados imundos no sangue precioso que Tu derramaste em meu lugar na cruz do Calvário.7 Tu não vais me rejeitar, Senhor Jesus; Tu irás perdoar os meus pecados e salvar a minha alma. Sei disso porque a Tua Palavra, a Bíblia, o diz. 8 A Tua Palavra diz que Tu não recusas ninguém, e isso me inclui.9 Portanto, sei que Tu me ouviste, que Tu me respondeste e que estou salvo.10 Agradeço-TE, Senhor Jesus, por salvares a minha alma, e vou demonstrar a minha gratidão cumprindo os Teus mandamentos e não pecando mais.11

Depois da salvação, JESUS disse que você deve ser batizado, completamente imergido na água em nome do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO.12 Estude a Bíblia (tradução para o português por João Ferreira de Almeida, ou em inglês a Versão King James) com diligência e faça o que ela diz.13

O SENHOR quer que você conte aos outros sobre sua salvação (Marcos 16:15). Você pode se tornar um distribuidor da literatura Evangelho do Pastor Tony Alamo. Enviaremos as publicações gratuitamente. Ligue ou nos envie um e-mail para obter mais informações. Compartilhe essa mensagem com outras pessoas.

Se você deseja que o mundo seja salvo, conforme ordena JESUS, não roube de DEUS seu dízimo e suas ofertas. DEUS disse: “Roubará o homem a DEUS? Todavia vós ME roubais, e dizeis: Em que TE roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a MIM ME roubais, sim, vós, esta nação toda [e todo este mundo]. Trazei todos os dízimos [10% da renda bruta] à casa do tesouro, para que haja mantimento [alimento espiritual] na MINHA casa [almas salvas], e depois fazei prova de Mim, diz o SENHOR DOS EXÉRCITOS, se EU não vos abrir as janelas do Céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vinha no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o SENHOR DOS EXÉRCITOS. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR DOS EXÉRCITOS” (Malaquias 3:8-12).


Literatura Alamo em Português

Para obter mais informações ou publicações sobre outros temas de seu interesse, entre em contato conosco.

Tony Alamo, World Pastor
Tony Alamo Christian Ministries Worldwide
P. O. Box 2948
Hollywood, CA 90078

Linha de orações e informações 24 horas: (661) 252-5686
FAX (661) 252-4362

O Ministério Cristão Mundial Tony Alamo proporciona um local para se viver com tudo o que for necessário à vida para todos aqueles que queiram morar em nossas localidades nos EUA e que verdadeiramente estejam dispostos a servir ao SENHOR de todo o coração, alma, mente e força.

Serviços de adoração diariamente às 20h, e aos domingos às 15h e às 20h, na igreja da região de Los Angeles, 13136 Sierra Highway, Santa Clarita, California 91390, (661) 251-9424.

Transporte gratuito de ida e volta para os serviços de adoração, na esquina da Hollywood Boulevard com a Highland Avenue, Hollywood, California, diariamente às 18h30min, e aos domingos às 13h30min e às 18h30min. Serviços de adoração em Nova Iorque todas as terças-feiras às 20h, e em outras localidades todas as noites. Ligue para (908) 937-5723 e obtenha mais informações.

Services held in New York City every Tuesday at 8 P.M. and at other locations nightly. Please call for more information: (908) 937-5723.

SÃO SERVIDAS REFEIÇÕES APÓS OS SERVIÇOS DE ADORAÇÃO.

Solicite um exemplar gratuito do livro O Messias, do Pastor Alamo, que mostra Cristo revelado em mais de 333 profecias do Antigo Testamento.

Torne-se um trabalhador na colheita de almas distribuindo as publicações do Pastor Alamo. Todas as nossas publicações e mensagens de áudio são gratuitas, incluindo o frete. Se alguém tentar vendê-las, ligue a cobrar para (661) 252-5686.

ESTA PUBLICAÇÃO CONTÉM O VERDADEIRO PLANO DE SALVAÇÃO (Atos 4:12).

NÃO A JOGUE FORA. PASSE-A PARA OUTRAS PESSOAS.

Para residentes em outros países, encorajamos a tradução das publicações para seu idioma nativo.
Em caso de reimpressão, por gentileza cite os dados de direitos autorais e de registro a seguir:

© Copyright: agosto de 2016   Todos os direitos reservados: World Pastor Tony Alamo   ® Registrado em agosto de 2016


footnotes:

1. Isa. 7:14, Mat. 1:18-25, 16:13-17, 28:2-15, Lucas 1:77-79, Rom. 5:8, Efés. 2:4-18, Heb. 4:14-15, Tiago 5:11, Apoc. 1:10-18 return

2. Mat. 1:21, 12:50, 18:11-13, 25:40, Lucas 1:68-77, 2:11, 30-32, Rom. 7:4-6, 12:4-5, 1 Cor. 12:4-27, Efés. 2:18-22, 5:23, Col. 1:18, Heb. 2:11-12 return

3. Mat. 28:18-20, João 10:27-28, 14:23-27, 16:7-16, Rom. 6:22-23, 8:9-18, 1 Cor. 2:9, 2 Tim. 1:7, 3:14-17, Tiago 2:5, 2 Pedro 1:2-4 return

4. Rom. 5:14-21, 10:4-10, 2 Cor. 5:17-21, Efés. 1:3-14, 5:25-27, Col. 1:21-23, Tito 3:3-7, 1 João 4:4 return

5. Isa. cap. 53, João 8:12, 12:46, 14:1-6, Efés. 1:3-14, Heb. 9:11-15, 1 Pedro 1:18-21, 1 João 2:2 return

6. Ageu 2:7, Mat. 28:16-20, Atos 1:1-9, 2 Cor. 5:17-21, Col. 2:8-15, Apoc. 1:5-6 return

7. Isa. 42:1-6, 21, Mat. cap. 5, 22:36-40, Rom. 1:3-5, 8:1-4, 16:25-26 return

8. Mat. 10:32, 11:28-30, 12:21, 18:1-4, 21:28-32, 28:19-20, Marcos 8:34, Lucas 6:47-49, 9:24, 48, João 1:11-13, 3:14-18, Atos 2:21 return

9. João 1:1-3, 14, 6:47-63, 1 João 1:1-3, Apoc. 19:13 return

10. Êx. 20:1-23, Deut. 4:10-15, 5:1-27, 9:8-10, 10:4 return

11. Mat. 5:17-48, Rom. 3:31 return

12. Êx. 20:18-20, Deut. 4:9-10, 5:29 return

13. Lev. 19:14, 32, Deut. 6:1-2, 13, 24, 8:6, 10:12, 20, Josué 4:23-24, 1 Sam. 12:24-25, 2 Reis 17:34-39, Jó 28:28, Sal. 25:14, 33:18-19, 103:13-18, Prov. 1:7, 9:10, 15:16, 33, 16:6, 19:23, Ecles. 8:12-13, Isa. 8:13, 33:6, Jer. 2:19, 32:39-40, Mal. 2:5, 3:5, 16-17, 4:1-3, Mat. 10:28 return

14. Sal. 33:11, 111:7-8, 119:89-90, Ecles. 3:14, Rom. 3:28-31, 7:4-25, 1 Pedro 1:23-25 return

15. Lev. 17:11, Mat. 20:28, 26:28, João 1:29, 3:14-17, 6:51, 10:11-18, 11:49-52, Atos 5:30-31, 20:28, 26:23, Rom. 5:6-11, 1 Cor. 15:3-4, Gál. 1:3-4, 2:20, 4:4-5, Efés. 2:11-22, 5:2, 1 Tes. 1:10, 5:9-10, 1 Tim. 2:5-6, Tito 2:13-14, Heb. 2:9-10 return

16. Rom. 3:19-31, 9:30-33, Gál. 2:15-16, 3:9-29, Filip. 3:4-11, Heb. cap. 8-9, 10:1-18 return

17. Ezeq. 3:1-21, 33:1-11, Mat. 28:16-20, Marcos 16:14-20, Lucas 24:36-48, 2 Cor. 5:17-21, 2 Tim. 1:7-13, 4:1-5 return

18. Marcos 16:15-16, João 3:14-20, 36, 5:24, 12:44-48, 1 João 5:10-12 return

19. Isa. 2:10-21, 13:3-13, 24:17-23, 34:1-10, Joel 2:1-6, 30-31, Amós 5:18-20, Sof. cap. 1, Zac. 14:1-14, Mal. 4:1, Rom. 14:11, 1 Tes. 5:1-2, 2 Pedro 3:10-12, Apoc. 6:15-16, 19:11-21 return

20. Mat. 5:13-16, 7:17-23, 25:15-46, Marcos 8:34-38, Lucas 14:16-27, João 15:1-8, 16, 1 Cor. 9:16-17, Efés. 2:10, Tito 2:11-15 return


Prayer footnotes:

1. Sal. 51:5, Rom. 3:10-12, 23 return

2. Mat. 26:63-64, 27:54, Lucas 1:30-33, João 9:35-37, Rom. 1:3-4 return

3. Atos 4:12, 20:28, Rom. 3:25, 1 João 1:7, Apoc. 5:9 return

4. Sal. 16:9-10, Mat. 28:5-7, Marcos 16:9, 12, 14, João 2:19, 21, 10:17-18, 11:25, Atos 2:24, 3:15, Rom. 8:11, 1 Cor. 15:3-7 return

5. Lucas 22:69, Atos 2:25-36, Heb. 10:12-13 return

6. 1 Cor. 3:16, Apoc. 3:20 return

7. Efés. 2:13-22, Heb. 9:22, 13:12, 20-21, 1 João 1:7, Apoc. 1:5, 7:14 return

8. Mat. 26:28, Atos 2:21, 4:12, Efés. 1:7, Col. 1:14 return

9. Mat. 21:22, João 6:35, 37-40, Rom. 10:13 return

10. Heb. 11:6 return

11. João 5:14, 8:11, Rom. 6:4, 1 Cor. 15:10, Apoc. 7:14, 22:14 return

12. Mat. 28:18-20, João 3:5, Atos 2:38, 19:3-5 return

13. Deut. 4:29, 13:4, 26:16, Josué 1:8, 22:5, 2 Tim. 2:15, 3:14-17, Tiago 1:22-25, Apoc. 3:18 return